Carta do Especialista 21/01/2022

2022-01-25


Tempo de leitura: 5 minutos

Carta do Especialista! 🧐

Sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Um dos maiores especialistas em Transformação Digital do Brasil, Renato Grau faz semanalmente um resumo de notícias, curiosidade e insights muito rico, o qual publicamos aqui em nosso blog com a sua autorização.

A Carta do Especialista de hoje começa com as previsões do 5G para 2022. Em seguida, conheça as tomadas feitas de ossos… e não, não são da idade da pedra…

E mais… você acha que a Inteligência Artificial ajudou o setor da saúde neste período de pandemia? Vem descobrir.

Já ouviu falar em NFT? Tudo isso e muito mais agora!

📶 As previsões de especialistas sobre o 5G para 2022

Em uma matéria recente do Digital Trends especialistas da Qualcomm, AT&T, Verizon e outros, trouxeram as expectativas ousadas e emocionantes sobre o funcionamento e avanços do 5G ao longo deste ano.

Bem… se assim como eu, você adora a transformação digital, posso dizer que ficará empolgado com estas previsões. Os planos abrangem tudo, desde melhor conectividade a novos dispositivos, automações e claro, a expansão do metaverso.

Não teremos um 5G apenas mais rápido mas também, mais inteligente. É o que afirma Ben Wood, analista-chefe e diretor de marketing da CCS Insight: “2022 não será sobre 5G sendo mais rápido, mas na verdade, sobre ser mais inteligente, mais flexível e, portanto, mais poderoso como tecnologia”.

Wood concorda que em 2022 o 5G será mais acessível ao público e, portanto, se tornará uma oferta de mercado em massa. Já podemos ver que cada vez mais dispositivos e smartphones lançados nos últimos anos adotaram esta tecnologia, inclusive aqui no Brasil.

Podemos esperar que o 5G atrelado a IoT (Internet das Coisas) terá um grande impacto na tecnologia automotiva. Nesse sentido, Christopher, da AT&T, afirma: “Veículos de entrega e caminhões em rodovias podem começar a surgir e ser conectados uns aos outros e à estrada por meio da tecnologia 5G. Sua pizza pode chegar de forma autônoma – na verdade, isso já está sendo testado em Houston e podemos ver essa extensão em 2022.

O 5G demorou para chegar, mas a partir de agora exercerá grande influência em nossas vidas. E não para por aí. Para conhecer as potencialidades do 5G em jogos, realidade aumentada e no metaverso, não deixe de conferir a matéria completa do Digital Trends: https://bit.ly/3o1LgCP

🔌 Tomadas feitas com ossos

Já adianto que não são pré-históricas… Parece estranho imaginar ossos como matéria-prima para fazer uma tomada, não é mesmo?

Mas, se analisarmos, desde a antiguidade os seres humanos encontraram maneiras criativas de utilizar ossos de animais para confecção de diversos itens, como colheres, agulhas, instrumentos musicais e até pentes. Então, por que não produzirmos tomadas em pleno século XXI?

A ideia veio de um designer suíço-tunisiano, Souhaïb Ghanmi, que se formou recentemente na ECAL, escola de design da Suíça. Em seu projeto de conclusão de curso ele criou a Ecol, uma série de tomadas elétricas e interruptores de luz feitos de material composto de pó de osso.

A escolha dos ossos como matéria-prima para criação de tomadas se deve ao fato deles serem resistentes como uma pedra, mas ao mesmo tempo fáceis de esculpir, como a madeira. Em comparação ao plástico, a qualidade é tão boa quanto, visto que, os ossos são duráveis e bons isolantes elétricos.

A ideia é excelente para diminuir os impactos ambientais e para Ghanmi, o objetivo é limitar os fluxos de resíduos que já existem.

E aí, o que você achou? Teria uma tomada desta em sua casa?

Veja as fotos do produto no site da Fast Company https://bit.ly/3GOGOOX

👤 A IA realmente nos ajudou no momento de crise?

Desde o início da pandemia até os dias atuais acompanhamos grandes avanços tecnológicos na saúde. Porém será mesmo que a Inteligência Artificial nos ajudou na luta contra a COVID-19?

O Instituto Alan Turing, do Reino Unido, tentou responder esta pergunta e ao procurar evidências, não encontrou grandes feitos.

Segundo relatório publicado no ano passado, a IA teve pouco impacto na pandemia e os especialistas enfrentaram problemas generalizados para acessar os dados de saúde necessários para usar a tecnologia de maneira eficaz.

Bilal Mateen, médico e pesquisador responsável pela edição do relatório afirma:
“É compreensível que uma ferramenta relativamente nova na área da saúde, como a IA, não possa salvar o dia em uma pandemia, mas as falhas dos projetos de IA Covid-19 refletem um padrão mais amplo. Apesar das grandes esperanças, está se mostrando difícil melhorar os cuidados de saúde combinando dados com algoritmos”.

Porém, se você é um leitor ávido da Carta do Especialista vai se lembrar que em outros estudos a IA foi extremamente eficiente para a execução de tarefas específicas, como detectar câncer de pele ou padrões de fraudes na prescrição de receitas médicas.

Então, com esse estudo é possível observar que muitos outros projetos usando IA não avançaram além das provas iniciais do conceito, deixando evidente que, em se tratando de cuidados com saúde, a IA ainda tem um longo caminho a percorrer.

Saiba mais no Wired. https://bit.ly/3rwVEDj

🏭 Inovações holandesa em reformas de edifícios

A companhia Energiesprong está buscando maneiras de tornar os edifícios mais eficientes sem precisar de grandes projetos de reforma. O objetivo aqui é tornar possível que as construções tenham “energia líquida zero” com painéis solares no estilo “plug-and-play”, eliminando assim, a necessidade de custos adicionais com mão de obra especializada e grandes modificações.

Os edifícios já construídos terão que atingir emissões líquidas zero para alcançar as metas climáticas globais. Isso significa que muitas reformas terão que acontecer para que tenhamos a diminuição do uso de energia e substituir equipamentos antigos.

A Energiesprong (salto de energia) é uma organização sem fins lucrativos que está coordenando um sistema de retrofits em massa. “Pensamos, ok, vamos transformar as reformas domésticas em uma solução escalável”, diz Christian Richter, que trabalha na equipe de desenvolvimento de mercado da organização na Alemanha.

Uma empresa que faz parte do programa chamado RC Panels produz painéis isolados leves, que podem ser colocados na frente das casas existentes. “A empresa usa uma ferramenta de escaneamento a laser para fazer medições na casa antiga; depois, na fábrica, uma máquina corta janelas e portas para combinar exatamente com a fachada antiga.”

Os painéis são levados em um caminhão e assim que é feita a entrega são fixados na parede antiga. A empresa também fabrica painéis isolados com placas solares acopladas, que podem ser colocados sobre um telhado antigo. Há também outros fornecedores da Energiesprong, que fornecem bombas de calor para aquecimento, refrigeração e até água quente.

Nos EUA, a RMI está trabalhando com parceiros este conceito em alguns projetos-pilotos, um exemplo é um complexo de apartamentos usado para moradia de trabalhadores rurais de baixa renda na Califórnia.

Saiba mais no Fast Company. https://bit.ly/3qFNnOi

🎮 Jogos devem adotar NFTs?

Provavelmente, você já ouviu a palavra NFT , e se ainda não sabe do que se trata, vem conferir.

NFT é a sigla para Non-Fungible Token, de forma simplificada, NFTs são “obras de arte” digitais na qual há uma unidade de dados totalmente única armazenada em registros digitais que utilizam a tecnologia blockchain para estabelecer uma espécie de certificado de autenticidade.

Ok, mas o que as NFTs têm a ver com os jogos? Bem… No mundo dos jogos, as empresas encontraram uma maneira de lucrar ainda mais com esta tendência.

Por exemplo, a Konami está vendendo uma série de vídeos e ilustrações de títulos antigos de Castlevania para comemorar o aniversário de 35 anos da franquia. Após muitas críticas, outras empresas recuaram e afirmaram não ter interesse em misturar NFTs e jogos.

O que você acha da ideia? Confira os detalhes desse debate no Digital Trends. https://bit.ly/3AcA4bg

Por hoje é só! Até a próxima semana 👋

https://linktr.ee/Renatograu



Você também pode se interessar

Futuro da Indústria no ABC

Futuro da Indústria no ABC

Fique por dentro de tudo!