O que é hackathon e como pode auxiliar na resolução de problemas dentro de uma empresa?

  • 28 de Novembro de 2019
  • Blog

O que é hackathon e como pode auxiliar na resolução de problemas dentro de uma empresa?

Sua empresa sofre com problemas sem solução ou precisa de novas ideias para movimentar a organização e impulsionar o crescimento dela? Saiba o que é hackathon e como essa técnica pode te ajudar.

Que as startups chegaram para ficar, isso é verdade. E, com elas, surgiram novas formas de fazer negócio, de lidar com o cliente e com processos dentro da própria organização. A maioria dessas evoluções possui a inovação, a criatividade e a tecnologia como base.

E foi no final dos anos 90, dentro do ecossistema de startups, que surgiu o hackathon. Mas você sabe o que é hackathon? Essa palavra é a combinação de dois termos: hack (to hack, que significa programar com competência, habilidade) e marathon (maratona) e é empregada na busca por soluções para problemas em diferentes segmentos de empresa.

O que é hackathon e suas características:

 

Pensando em o que é hackathon, podemos entender como uma espécie de maratona onde surgem soluções inovadoras. Como um grande brainstorming. E esse “evento” pode durar um dia ou vários, todos muito intensos, com muito debate, reflexão e criatividade.

Entre as vantagens, o hackathon, por ser muito dinâmico, inclui a troca de conhecimento e a interação entre os colaboradores, em que um complementa o outro – isso pode melhorar a comunicação entre os mais diversos setores. Um hackathon desenvolvido com pessoas da área, que não trabalham necessariamente para a empresa, é uma ótima forma de networking.

Normalmente se delimita um tema/ briefing central ou problemas que precisam ser resolvidos de uma forma diferente, “fora da caixa” – um desafio, que pode ser levantado pelos próprios colaboradores. Depois, são separados grupos de pessoas, que devem trabalhar juntas em busca de uma solução, seja ela a ideia de um aplicativo ou projeto, a implementação de ações para melhoria de uma área ou fluxo de tarefas, por exemplo.

O hackathon também é uma ótima forma de incentivar a liderança dos seus colaboradores: neste momento eles têm liberdade para encontrar um caminho e batalhar por uma ideia.

Leia também: Empreendedorismo digital: O que é e qual é a importância dele no mundo de hoje?

Dicas para realizar o hackathon na sua empresa

 

Agora que você sabe o que é hackathon e como ele é realizado, aqui vão algumas dicas:

  • Quer ajuda para implementar soluções inovadoras na sua empresa? O hackathon é uma ótima forma de encontrar alternativas diferentes e incentivar os colaboradores a sair do lugar comum e pensar em opções;
     
  • Aproveite essa oportunidade para testar a viabilidade de produtos e serviços. Ou para ter novas ideias de melhorias nos negócios. Nesse momento, vale realizar todos os testes, afinal, é a hora de explorar e até errar sem medo;
     
  • Motive os seus colaboradores! Não se trata apenas de embate e busca de novas ideias. Os incentive a buscar novas soluções como em uma maratona, com espírito de equipe e muita animação. 

 

Empresas gigantes já têm o hackathon como filosofia intrínseca aos processos internos e externos, como o próprio Google ou Facebook. Não se trata mais somente de algo ligado à programação. Ao colocar em prática o que é o hackathon, é possível aplicá-lo nas mais diversas áreas. Que tal inovar e promover um evento desses na sua empresa?


e-mail: coordenacao@itescs.com.br


(11) 4221-5011


Scroll to Top