Inovação e Tecnologia: Por que precisam estar lado a lado?

  • 18 de Novembro de 2019
  • Blog

Inovação e Tecnologia: Por que precisam estar lado a lado?

A inovação e tecnologia precisam andar juntas. Essa necessidade é intrínseca nessas duas áreas. Tanto para o segmento de esportes, jogos, negócios quanto para a medicina.

Em todos os ramos, a inovação e tecnologia estão presentes. Juntas. São elas que possibilitam os avanços vivenciados pela sociedade atual do imediatismo. Em tempos de inteligência artificial, internet das coisas e da cultura de startup enraizadas, vemos esse cenário ainda mais evidente.    

Mas o que é inovação?

O termo é derivado do latim innovatio e a inivação como conhecemos é considerada uma ideia ou um método que se parece pouco ou nada com algo que já existe. Pensando no cenário empresarial, a inovação pode estar presente em pequenas melhorias nos processos internos ou externos, que destacam a organização no meio em que atua. Ou no lançamento de um produto que revolucionará o mercado.

Embora nem sempre seja algo fácil de colocar em prática, a inovação é o que dá novos ares e renova uma empresa, porque representa um diferencial. O Portal de Inovação e Tecnologia do Sebrae, por exemplo, dá dicas, ajuda e oferece caminhos precisos para implementar a inovação no ambiente dos negócios. Por isso, ela deve ser tratada como um pilar da companhia, intrínseca na cultura dos colaboradores como um todo.

Também pode resultar em:

  • Aumento de competitividade no mercado;

  • Crescimento econômico social;

  • Diminuição de recursos para desempenhar uma tarefa ou processo;

  • Pensando fora do ambiente empresarial, a inovação pode impactar positivamente a vida de uma comunidade ou de um grupo.

Leia mais: Empreendedorismo digital: O que é e qual é a importância dele no mundo de hoje?

Benefícios da inovação e tecnologia

Imagine uma ideia muito interessante, capaz de ajudar um grupo de pessoas, mas que não pode sair do papel sem uma tecnologia que permita o sucesso da sua aplicabilidade. E é por isso que a inovação e tecnologia devem estar em consonância.

Da mesma forma, uma tecnologia avançada sem uma boa ideia por trás não tem futuro. Pensando no setor de empreendimentos, podemos ver como essas duas áreas estão relacionadas.

Pense nos últimos anos e nas mudanças na forma de consumir e de começar novos negócios. As startups, por exemplo, têm a inovação e tecnologia como base, trazendo várias visões de mundo e promovendo soluções diferentes, de forma escalável, ou seja, sempre em constante crescimento.

As empresas se beneficiam não só com as novas abordagens e possibilidades de inovar no desenvolvimento e entrega de produtos e serviços, mas também no uso de ferramentas para alavancar o negócio, analisar os concorrentes e realizar estudos de mercado.

Tendências de inovação e tecnologia

Como observamos, muitas soluções advindas da junção da inovação e tecnologia já estão presentes no nosso dia a dia. Veja alguns exemplos:

  • Inteligência artificial: As máquinas estão cada vez mais conectadas ao nosso mundo e compreendem com facilidade muitas ações que devem ser tomadas. Alguns exemplos: os chatbots em sites e nas redes sociais, que interagem com o consumidor e ajudam a resolver problemas de forma muito mais rápida. Ou os próprios robozinhos do Google que otimizam buscas e analisam o perfil do consumidor;

  • Internet das coisas (IoT): Essa forma de inovação e tecnologia transforma objetos simples em inteligentes. Alguns exemplos: smart TVs e controle da iluminação nos ambientes com sistemas que ligam e desligam luzes ao ativar travas de portas e acionar alarmes.

  • Realidade virtual e aumentada: Eles mudam as formas de interação com o mundo ao redor e com as tecnologias, além de serem cada vez mais usados em diversos setores, como os de treinamento ou de gamificação. 

 

Viu como esses dois setores têm trazido diversos benefícios para o nosso cotidiano e para o empreendedorismo?


e-mail: coordenacao@itescs.com.br


(11) 4221-5011


Scroll to Top