O ITESCS é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 2007 para assumir a governança do movimento de criação de um Pólo de Tecnologia na região, por um grupo de empresários de São Caetano do Sul que começou a se reunir em 2005, buscando novos caminhos para a economia da cidade.
Conselho consultivo na época:
Sua missão na época era: Ser o responsável pela criação de um ecossistema (Polo de Tecnologia) formado por pessoas, empreendedores, empresas e organizações públicas e privadas, na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, com competência para atender o mercado mundial consumidor destas ofertas.
Porque escolheram São Caetano do Sul:
O ITESCS surge em uma cidade que tem como matriz o desenvolvimento e a tecnologia
Hoje São Caetano do Sul faz todo o sentido para mantermos nosso instituto pois além dos itens acima temos outros itens mais atualizados que fazem com que São Caetano seja um grande catalisador de tecnologia e qualidade de vida.
Fonte: cidades.ibge.gov.br
Em 2012 o ITESCS propôs uma série de ações para o Plano de Governo da Cidade, pois entendia a sua importância para o Brasil e também a sua matriz voltada ao desenvolvimento tecnológico e de inovação buscando a vanguarda do país e a manutenção de seus bons índices de desenvolvimento.
Este documento ajudou a construir o Plano Diretor 2016/2025 o que traz muito orgulho para o ITESCS em ter contribuído com a cidade.
Também ajudamos a construir a primeira APL de TIC da região
Com o passar dos anos o conceito de Pólo Tecnológico foi modificando dentro do instituto e passamos a entender como Ecossistema Regional de Inovação que precisaria unir entidades, empresas e diversas iniciativas a fim de trazer mais atividades neste sentido para a região, não esquecendo nosso legado industrial que foi e ainda é a maior parcela da nossa matriz econômica e que trouxe a vanguarda do setor metal mecânico para nossa região, construiu boa parte da nossa economia, suportou e ainda suporta muitas famílias, mas como uma alternativa para a região que poderia ajudar a tornar as indústrias locais ainda mais competitivas, dada a transformação rápida na qual os mercados tem passado nos últimos tempos, mas também como alternativa econômica para suportar o PIB da região, como aconteceu em outras regiões do país, pois acreditamos que a nossa região tem condições de ser um grande polo de tecnologia por conta de todos os fatores existentes na região, tais como: Proximidade regional, grande oferta de profissionais qualificados, grandes polos acadêmicos, empresariado presente, entre outros.
Ao longo destes anos o ITESCS esteve presente em diversas atividades importantes na região do ABC, abaixo temos algumas fotos que ilustram algumas atividades que realizamos em gestões anteriores:
Trouxemos para o ABC o tema Startups e com ele, junto com outras entidades, criamos o ecossistema ABC Valley, organizamos e participamos de diversos Startup Weekend no ABC e outras regiões
Estreitamos parceria com o poder público propondo atividades de fomento à inovação na região.
Participamos ativamente de cadeiras setoriais importantes como o Conselho de Desenvolvimento de São Caetano do Sul, Comitê de Inovação de Santo André, Observatório Conjuntural da USCS entre outras.
Atualmente esta é a MISSÃO do ITESCS: Transformar a sociedade com Empreendedorismo, inovação e tecnologia.
O ITESCS busca ser reconhecido como um dos grandes fomentadores de atividades ligadas à inovação e empreendedorismo. Com esta VISÃO, acredita que a região do ABC tem potencial para ser um futuro Vale do Silício.
Por que, não? É para isso que essa gestão trabalhará, sob os VALORES de inovação, cooperação, associativismo, empreendedorismo e ética.