Você está pronto para encarar essa Transformação Digital?

  • 16 de Julho de 2020
  • Blog

Você está pronto para encarar essa Transformação Digital?

Disseminar a Transformação Digital nas empresas não é somente transformar itens físicos em digitais e sim mudar o mindset das pessoas e principalmente os modelos de negócios, para maior competitividade gerada pela inovação e tecnologias emergentes. É fácil identificar grandes modelos, com estruturas mais enxutas e maior competitividade, dentro deste contexto, é possível destacar empresas como Yellow, Uber, Netflix, Airbnb, e potenciais Startups que são provenientes de tecnologias e mentalidades diferenciadas.

Segundo uma entrevista do Diretor da FIAP concedida ao Valor Econômico, o mesmo destaca que a Transformação Digital é papel fundamental de todas as pessoas dentro das empresas, “Um trabalho de engajamento das equipes para explicar os novos projetos é quase mandatório, sem o envolvimento dos funcionários não haverá Transformação Digital”, ou seja, sem o envolvimento e mudança de mentalidade de todos, jamais alcançaremos de fato a transformação digital.

Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review Analytics Services (HBR-AS) com mais de 300 entrevistados em diversas regiões (América do Norte: 31%; Ásia-Pacífico: 27%; Europa: 23%; América do Sul: 9%; África 7%; e outras regiões 2%), os mesmos destacam que entre os líderes da Transformação Digital, 68% relatam melhoras na rentabilidade e mais de 80% das empresas dizem que o maior risco associado à digitalização é não abraçar esta mudança.

O mais interessante é que você provavelmente deve estar pensando: “Essa tal de transformação digital só ocorre em outros países, ou empresas como Google e Facebook”, é ai que você se engana, uma pesquisa recentemente publicada pela McKinsey analisou mais de 124 empresas de 8 tipos de segmentos diferentes e pode constatar que a maturidade digital dos líderes brasileiros, estão alinhadas com a maturidade global, o que é extremamente importante para nossa economia e país, talvez este seja um dos motivos das empresas estarem incubando e acelerando startups ou desenvolvendo modelos de negócios aderentes ao novo mercado. Dentro desta pesquisa, algumas empresas como: Bradesco, Visa, Atento, MRV, Basf, Dafiti, Sotreq, AMBEV e Saint Paul se destacaram entre as empresas com maior nível de maturidade e consequentemente inovação. Entre todas essas empresas, a Dafiti chamou bastante atenção com o uso intensivo de dados que impulsionou sua estratégia, já que segundo a marca, entender os dados é crucial nessa estratégia, entendendo então melhor o seu cliente e as tomadas de decisões. Bem Bommert Diretor de Marketing Estratégico destaca que dentro de todas as novas experiências criadas para os clientes, ele destaca a recente inclusão de busca visual no aplicativo móvel, no qual a funcionalidade vasculha mais de 400 mil produtos da Dafiti em busca de produtos semelhantes ao que o cliente apresenta na imagem.

Outro dado interessante dentro desta pesquisa da McKinsey é que muitas empresas ou algo próximo de 70% delas olham as Startups como parceiras estratégicas, tanto para incubação quanto para troca de experiências, neste cenário é bastante simples a compreensão, já que as Startups nasceram com a Transformação Digital inseridas em seu DNA, atuando tanto com as metodologias mais ágeis de mercado como através de soluções (Tecnológicas e não Tecnológicas) disruptivas.

Sabemos que os resultados da Transformação Digital não são de imediato, até porque essa é uma longa trilha que todas as organizações devem percorrer junto aos seus colaboradores. Mas e você, está pronto para encarar essa Transformação Digital?

Por Victor Carreiro


e-mail: coordenacao@itescs.com.br


(11) 4221-5011


Scroll to Top