Transformação digital no RH: como começar?

  • 10 de Setembro de 2020
  • Blog

Transformação digital no RH: como começar?

O que é a transformação digital e qual sua importância?

A transformação digital é o processo de integração das tecnologias digitais, sociais, móveis e emergentes em todas as áreas da empresa, ocasionando mudanças significativas nos processos de trabalho da companhia, na forma de liderar e na geração de valor aos clientes.

Com isso, alguns procedimentos, feitos sempre da mesma maneira, passam por novas experiências. O resultado é a otimização dos processos, o que melhora o clima organizacional e possibilita resultados mais eficientes.

Estabelecer objetivos

Para que esse processo atinja os resultados esperados, é fundamental estabelecer objetivos. É preciso saber que o processo de mudança deve estar focado no colaborador, permitindo que eles testem novas tecnologias e oferecendo melhorias nos processos.

Saber aonde se quer chegar contribui para direcionar as demais ações da equipe, permitindo, também, que se estabeleçam métricas e indicadores de performance para monitorar os resultados obtidos. A intenção é saber exatamente como a tecnologia deve fazer parte do cotidiano e quais ganhos ela pode trazer.

Promover o engajamento da equipe

É muito importante promover o engajamento da equipe, demonstrando para todos a importância desse processo. É preciso deixar claro que ele reunirá um conjunto de ações que afetará toda a organização. Sendo assim, é necessário todo apoio para que a iniciativa seja um sucesso e o feedback contínuo é fundamental para esse engajamento.

Investir em treinamento e desenvolvimento

A equipe de RH precisa estar preparada para lidar com novas tecnologias e mudanças de processos, sendo essencial investir em treinamento e desenvolvimento. Também é necessário mudar a mentalidade das pessoas, que precisam aceitar bem as mudanças organizacionais.

Além disso, a adaptação aos novos recursos tecnológicos não é simples para todos, sendo necessário respeitar o tempo de cada colaborador. Portanto, o treinamento é uma forma de ensinar o que deve ser feito e possibilitar que cada um se adapte de maneira mais rápida às mudanças.

Integrar dados

Uma parte relevante desse processo de mudança é a integração dos dados. Isso não significa apenas a junção de sistemas diferentes, mas representa a possibilidade de analisar todas as informações em somente um contexto.

Dessa maneira, o RH consegue detectar comportamentos e atividades que estejam causando falhas ao processo produtivo, sendo mais fácil encontrar maneiras de corrigir tais problemas, como por exemplo, adotando a Universidade Corporativa Ampliada.

Utilizar métricas para acompanhamento

Outro ponto importantíssimo para o RH é a definição e o acompanhamento de indicadores de desempenho. Os resultados desse setor têm relação direta com a performance da organização de modo geral e o uso de uma plataforma que faça a gestão de Aprendizado e Performance é essencial para acompanhar o colaborador.

Durante o texto, vimos como a transformação digital no RH é fundamental para o sucesso de uma empresa. Colocar em prática as mudanças citadas acima possibilita a ampliação de resultados e eficiência nos processos produtivos. Desse modo, a organização se coloca como inovadora e ágil, pronta para se adaptar aos recursos tecnológicos e oferecer o melhor para os colaboradores e clientes.

Fonte: MicroPower

https://micropowerglobal.com/

 


e-mail: coordenacao@itescs.com.br


(11) 4221-5011


Scroll to Top