O sonho utópico do século XXI

  • 06 de Abril de 2020
  • Blog

O sonho utópico do século XXI

Para alguns, o século XXI seria um sonho utópico que não ultrapassaria o “Bug do Milênio”.

Para outros, o século XXI, a partir do dia 1º da Janeiro de 2001 - nasceria como num passe de mágica -, e a humanidade seria transportada pela espaçonave Enterprise à era Star Wars. 

O inconsciente coletivo da humanidade depositava esperanças jamais vistas em um nascer de um novo século, acreditando que o século XXI traria consigo uma revolução digital e tecnológica que tornasse a humanidade melhor, e que o mundo seria o melhor lugar para se viver. 

Contudo, as previsões esqueceram-se de contabilizar o período de gestação do século XXI.

E neste período gestacional do século, existiram poucas mudanças globais em prol da humanidade.

E o planeta continuou sangrando e dando tsunamis de sinais que apontavam que não estava suportando tanta dor, e que seus recursos naturais não suportariam 8 bilhões de pessoas trabalhando e consumindo individualmente num ritmo de capitalismo selvagem. 

Permeando assim muitas dúvidas e incertezas se o século XXI conheceria o século XXII.

Enfim, como um milagre da vida, e com 19 anos de gestão, presenciamos o nascimento do século XXI. 

E nesse momento, ainda muito duro e cheio de incertezas, podemos acreditar que essa criança pode trazer esperança à família da humanidade. 

Pois a luz verde foi acessa dentro do centro cirúrgico, e bombeando o ar nos pulmões, foi percebido que até então não estávamos explorando as ferramentas digitais e tecnológicas em sua plenitude, e acima de tudo, que a partir deste nascimento as decisões isoladas de cada Nação pensadas apenas em proteger as fronteiras territoriais internas de seu país, deixarão de existir. 

O Nascimento da COVID-19 foi o parto mais doloroso de toda história da Humanidade, deixando em muitas UTI´s o sacrifício de bravos guerreiros e guerreiras que deram seu ultimo sopro de vida, com a esperança que suas mortes não serão em vão, e que a partir de então povos e nações caminharão juntos no objetivo de manter a vida do planeta para as próximas gerações.

Neste exato momento, podemos ter a certeza que, enfim, saímos da era analógica e passamos para a era digital, e que daqui por diante o capitalismo selvagem será transformado no capitalismo sustentável.


e-mail: coordenacao@itescs.com.br


(11) 4221-5011


Scroll to Top