Mundo VUCA

  • 20 de Junho de 2020
  • Blog

Mundo VUCA

Você sente que estamos vivendo em um ambiente cada vez mais desafiador? Principalmente sob o ponto de vista de mercados e negócios você tem sentido o ambiente cada vez mais incerto dificultando o planejamento e monitoramento dos negócios e projetos?

Principalmente neste ambiente que estamos vivendo no ano de 2020 com o surgimento da Pandemia Covid-19 e que tornou a incerteza parte integrante do nosso dia a dia, trouxe à tona uma realidade que antes estava “abafada” sob uma realidade anterior de muitos compromissos, muitas tentativas de métricas e digo tentativas porque muitas ferramentas criadas para medir mercados e tendências foram certas por um tempo e está exatidão tem tido cada vez menos tempo de eficácia e levando a sua acuracidade para baixo.

Muitos questionamentos sobre essa eficácia e muitos debates foram feitos na busca de entender qual seria a melhor ferramenta ou método para medir o consumo e prever tendências de consumo e por traz disso tudo está o mundo VUCA.

O que é o MUNDO VUCA?

Mundo VUCA é uma sigla americana (Volatility), (Uncertainty), (Complexity) e (Ambiguity). O exército americano já usava a sigla VUCA para descrever a volatilidade, a incerteza, a complexidade e a ambiguidade nas diversas situações e contextos de guerra, tendo em vista que as estratégias elaboradas não serviam em qualquer cenário e terreno e nem em qualquer tempo impossibilitando prever ações dos inimigos pois este cenário mudava muito rapidamente.

O uso militar dessa sigla começou no final dos anos 90 para tratar das ferramentas e métodos necessários para fazer frente a um ambiente extremamente agressivo e desafiador. Após os atentados terroristas desde 2001, os contextos VUCA passaram a ser o novo “normal” no ambiente militar americano.

Depois deste uso militar este termo foi trazido para o ambiente de negócios e tem sido usado amplamente mas muitas pessoas ainda desconhecem o termo e menos ainda entende que nós estamos vivendo.

Neste artigo meu intuito é detalhar cada um dos tempos com exemplos para ficar mais claro e mais próximo da nossa realidade

V. UCA

 V do mundo VUCA vem de volatility que é volatilidade e isto busca traduzir a forma como as mudanças ocorrem no mundo hoje, cito o filósofo Zygmunt Bauman em que ele cita em suas teses a liquidez do mundo mostrando a sua volatilidade de ideias, desejos, anseios e nas questões em que ele abordava defendia a volatilidade de valores humanos. Sob o ponto de vista dos negócios muito desse conceito faz sentido quando pensamos o quão é volátil um mercado hoje. Se você observar hoje em dia a volatilidade está presente e evidente em muitos momentos. Quando você faz um planejamento de manhã, a tarde já mudou muito o cenário e você precisa tomar outra decisão, negócios que começaram por conta de uma demanda já estão mudando pois a demanda já não existe mais.

V. U. CA

O “U” do mudo VUCA significa Uncertainty em inglês que traduzindo significa incerteza, para muitos essa incerteza atual é muito diferente do que era há duas décadas ou mais, eu de convido a pensar se realmente era diferente ou não.

Quando foi que um mercado era realmente estável se nós estamos em constante mudança? Será que havia estabilidade real? Já tivemos crises no passado, guerras, consumo que aumentou e diminuiu, portanto, a incerteza sempre foi constante o que se tinha era uma forma de consumir diferente.

Mas claro que nos últimos 10 anos a velocidade das mudanças tem aumentado muito, principalmente com a chegada da internet móvel esse processo acelerou muito, a troca de informações aumentou exponencialmente e tornou a informação acessível em toda a terra e com isso a incerteza que antes demorava para percorrer o mundo agora faz isso em minutos.

As incertezas estão em todos os mercados agora cabe cada organização se adaptar de melhor forma, como você pode ver no link abaixo em que a Gympass está adotando outros benefícios para conseguir manter seus clientes ativos durante a pandemia.

O “C” do mundo VUCA é de complexidade e isso fica muito claro quando olhamos mercados que eram “simples” mas agora estão mais complexos, cito um mercado que conheço bem que é o condominial.

Quando pensamos no síndico antigo a figura que vem à mente é de um senhor aposentado que “zela” pelo condomínio e fica “passeando” pelo prédio observando as coisas e tomando ações pra arrumar a “porca do brinquedo das crianças que soltou” ou “a tomada da sala de jogos que não está funcionando”.

Mas a realidade atual é muito diferente disso, veja a foto ao lado da live do ALOK que aconteceu no prédio dele e o comentário do Marcio Rachkorsky no link em que ele diz como foi esse processo de negociação com os moradores e tudo que envolveu um “simples evento dentro de um apartamento”. Claro que não foi simples tendo em vista quão famoso era esse morador, mas isto já mostra o quão complexo está lidar com a sociedade atualmente, vai muito além de somente analisar a questão sob uma ótica sem buscar diversas opiniões e pensar em diversos cenários diferentes.

O “A” do mundo VUCA significa ambiguidade e de fato os mercados atuais estão muito ambíguos, mas o que é ambiguidade?

DICIONÁRIO:

ambiguidade

  1. característica ou condição do que é ambíguo.

ambíguo

  1. que tem (ou pode ter) diferentes sentidos; equívoco. “esclarecimento duvidoso, pois muito a.”
  2. que desperta dúvida, incerteza; vago, obscuro, indefinido. “caráter a.”
  3. que admite interpretações diversas e até contrárias (diz-se do sentido).
  4. que permite duas (ou mais) interpretações diferentes (diz-se de frase, locução etc.); anfibológico.

Você já ouviu falar da TESLA? Uma empresa que exemplifica bem essa parte da ambiguidade.

Muitas pessoas não entendem ou não entendiam como seu criador Elon Musk conseguiu chegar ate aonde chegou com menos capital investidor que muitas montadoras mas com vendas explodindo pela internet? Que além de uma empresa de carros elétricos ele também tem uma empresa de foguetes espacais?

Será que isso vai quebrar? Será que ele tem mesmo essa tecnologia toda?

Bom acredito que o tempo está provando que a ambiguidade envolvida neste mercado torna-se cada vez menor por conta dos resultados gerados.

Não sei se você acompanhou mas se não, vale a pena acompanhar o vídeo do lançamento do foguete da SpaceX que aconteceu ao vivo e com isso abriu a corrida espacial das empresas privadas.

E acredito que isto mostra também o todo o mundo VUCA sintetizado em uma ação.

Quando você imaginaria que uma empresa privada faria um carro elétrico? E quando imaginaria que ela além de desenvolver esse carro elétrico faria parte de um grupo que enviaria um foguete tripulado para o espaço e ainda por cima tudo isso sendo transmitido ao vivo para todo o mundo?

Estamos realmente vivendo o mundo VUCA, cabe a nós entender e nos adaptar à essa nova realidade.

“Para o alto e avante”! Vamos que vamos!

Abraços e até os próximos artigos!

Por Luiz Shimitd

 

https://revistatecnologia360.com.br/


e-mail: coordenacao@itescs.com.br


(11) 4221-5011


Scroll to Top