Tá, mas o que isso signifca?
Bom... Quando uma empresa usa de empatia para se colocar nos sapatos de seu cliente e se esforça para entender suas necessidades, vontades, seus receios e, por que não, seus sonhos, ela acaba, naturalmente, criando soluções e produtos que vão fazer essas pessoas felizes (sim, clientes sempre são pessoas, mesmo quando são empresas, lembre-se disso!) e com mais tempo e disposição para focar em seus próprios negócios.
Tenho atendido empresas há mais de 20 anos, primeiro como funcionário, depois como empresário. Primeiro com Jornalismo, depois com Tecnologia. Mais recentemente, comecei a atender Instituições de Ensino e, ainda mais recentemente, quando comecei a lecionar na Fiap, ganhei estudantes universitários como clientes. Por isso, posso afirmar: sempre são pessoas, sempre tem necessidades e sonhos e o segredo é entender isso!
E, seja com os alunos, seja conversando com a equipe, trocando figurinhas com mentores e investidores, aconselhando e aprendendo com outros empreendedores, é bem comum essa questão surgir. Por isso, também posso afirmar, não é tão óbvio assim.
E, com isso na cabeça, há algumas semanas, acabei desesenhando o que chamei de CCC - Client Centered Canvas, um canvas pra ajudar tanto as minhas empresas quanto qualquer um que queira sempre manter seus clientes como inspiração para seu sucesso e crescimento.
Foi ouvir de queridos amigos consultores, empreendedores, professores, de alguns estudantestambém, que esse canvas os está ajudando por ser bem fácil de entender e usar. Sabe o que isso signinfica?E sabe o que mais curti nessa história?
Satisfação pura, afinal, o que é melhor do que poder ajudar alguém?
E, se for ajudar alguém a melhorar seus negócios e, consequentemente, gerar maisempregos e, consequentemente, melhorar a auto-estima e qualidade de vida das pessoas e, consequentemente, a aquecer nossa economia e por aí vai?
Ainda mais legal e empolgante! Melhor que cafeína!
Bem, espero que este CCC seja útil pra você e sua empresa, em qualquer momento e estágio em que esteja. E, claro, vou adorar ouvir opiniões sobre isso.
Abraços e vamos juntos!
Leo Gmeiner