14ª CARTA DE CONJUNTURA DA USCS - Nota Técnica 15. ATLANTIC HUB E O ECOSSISTEMA EMPRESARIAL DE PORTUGAL Thiago Y. Matsumoto

  • 10 de Novembro de 2020
  • Blog

14ª CARTA DE CONJUNTURA DA USCS - Nota Técnica 15. ATLANTIC HUB E O ECOSSISTEMA EMPRESARIAL DE PORTUGAL Thiago Y. Matsumoto

ATLANTIC HUB E O ECOSSISTEMA EMPRESARIAL DE PORTUGAL por Thiago Y. Matsumoto. 

Resumo Executivo

A nota técnica apresenta a Atlantic Hub, empresa portuguesa com escritório em São Caetano do Sul, que há três anos conecta o ABC e empresários brasileiros com Portugal. A empresa do ABC já auxiliou mais de 500 empresários brasileiros a entender o ecossistema empresarial de Portugal.

Palavras-chave: Portugal; Ecossistema Empresarial; Relações Empresariais Brasil Portugal.

Nos últimos anos, houve um grande aumento no número de brasileiros em busca de uma nova vida fora do país. E isso, consequentemente, aumentou também o número de empresários brasileiros que buscam entender o ecossistema empresarial estrangeiro.

Enxergando esse cenário como oportunidade de empreender e auxiliar empresários, eu, Thiago Matsumoto, juntamente aos meus sócios Eduardo Migliorelli, Benicio Filho e Nelson Corrêa Leite Jr., fundamos a Atlantic Hub, em 2017.

Neste mesmo ano, realizamos nosso primeiro evento, o Atlantic Connection, sediado no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul, que nos serviu de “pontapé” inicial dessa grande troca de conexões entre Brasil e Portugal. 

Fundadores: Eduardo Migliorelli, Benicio Filho, Thiago Matsumoto e Nelson Corrêa 

Thiago Y. Matsumoto. Sócio e CMO Atlantic Hub, Co-Founder da COREangel Atlantic, Sócio da Conexão Europa e da Lunctus Angel Startup Investing, Palestrante, Mentor, Advisor e Investidor anjo atuando com startups nacionais e internacionais. Vice-presidente do ITESCS – Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul. Membro do conselho da incubadora Mondó da Universidade Metodista de SP. Diretor de Marketing Ong - AMDAF Projeto Olhos do Xingu.

Atuamos no país europeu, com escritório em Lisboa, e também aqui no Brasil, com um escritório em São Caetano do Sul, região do ABC, grande São Paulo, que conta com diversas empresas com potenciais incríveis para a internacionalização.

A verdade é que o sonho americano sofreu algumas mudanças e foi transferido para o sonho europeu, mais precisamente, Portugal. Abaixo, detalho melhor as possibilidades para quem quer abrir seu negócio ou internacionalizar sua empresa a partir de Portugal.

Atravessando o oceano

Você conhece alguém que mudou para o país europeu nos últimos anos? Provavelmente, sim. E caso nunca tenha entendido muito bem o motivo, seria o seguinte: Portugal tem oferecido diversas oportunidades aos estrangeiros, além de ser um país em crescente desenvolvimento empresarial e financeiro.

E é por esse motivo que a Atlantic Hub existe. Depois de ver muitos empresários brasileiros em busca deste sonho de empreender fora do país, investindo tempo e dinheiro nesse projeto, mas não alcançando o resultado esperado, vimos ali uma oportunidade de entender o mercado, as possibilidades em Portugal e, dessa forma, auxiliar o que nós chamamos de projeto de vida de muitas pessoas. 

Vimos Portugal como porta de entrada, em fase de crescimento e com ações do governo nesse ecossistema empresarial. Demos, então, início ao nosso empreendimento com a missão de auxiliar outros empresários. E, desde então, já auxiliamos mais de 500 empresários brasileiros a entenderem o ecossistema dos negócios por lá.

Grandes oportunidades em Portugal

De uns anos para cá, Portugal passou por uma grande transformação. Deixou de ser um país em crise e passou a ser um país de grandes oportunidades. E a verdade é que hoje, muito bem estabilizado, o país virou um grande hub de startups e novos empreendimentos.

Além das incríveis paisagens e do famoso pastel de nata, Portugal tornou-se o país queridinho de empresários, isso porque possui facilidades para empreendedores e oferece incentivos para quem sonha em internacionalizar ou abrir sua própria empresa por lá.

E a Atlantic Hub, pioneira no assunto, participa na construção desse projeto a partir de um grande planejamento – indispensável para qualquer empreendimento. Temos empresas como a Gooders, Biosolvit e a agência Bauc em nossa lista de cases de sucesso, fruto de muita análise mercadológica, que hoje desfrutam Portugal como segunda casa para suas empresas.

Para nós, alguns pilares são importantes e precisam ser levados em consideração. Em nossos serviços, é oferecida justamente essa visão macro do negócio, buscamos entender o segmento desejado e em uma vasta pesquisa, apresentamos se essa ideia tem fit com o mercado português.

Afinal, o sucesso é resultado de muito planejamento. E é necessário levar em consideração a cultura local, entender o comportamento do consumidor, o que eles consomem, enfim, são diversos itens para garantir que todo o investimento traga o resultado desejado.

E quando pensamos em Portugal, não podemos deixar de lado o fato que estamos lidando com um país de primeiro mundo, parte da união europeia e que, com certeza, abrirá muitas portas para Europa e para o mundo.

Mas, por que Portugal?

Essa é uma pergunta bastante comum e nós entendemos o motivo. Mas não é de hoje que o mercado português tem funcionado de portas abertas para estrangeiros.

Que o país oferece qualidade de vida, segurança e excelência em saúde e educação, nós já sabemos. Além de ser um país de primeiro mundo, que fala português e tem o euro como moeda local junto aos demais países da União Européia, há ainda mais motivos para apostar no país.

O governo de Portugal tem atuado cada vez mais forte no que diz respeito ao empreendedorismo, com incentivos financeiros e fiscais para quem está buscando esta oportunidade, além de diversas opções e facilidades na emissão de documento - principalmente no visto de empreendedor.

O país se desenvolveu e fortaleceu tanto nessa temática que Lisboa é a sede oficial do evento Web Summit até 2028. Para quem não conhece, Web Summit é a maior conferência de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo. Com edições anuais, o evento conta com a presença de diversos estrangeiros, tornando-se um excelente hub de networking, além da grande troca de conhecimento e da presença de nomes influentes como palestrantes.

Conheça a Atlantic Hub

Somos uma empresa portuguesa com escritório em São Caetano do Sul, que há três anos conecta o ABC e empresários brasileiros com Portugal. A expertise da Atlantic Hub é o ecossistema empresarial português. O site www.atlantichub.com.br oferece mais informações sobre nós, como conteúdos sobre o cenário em mercadológico, sobre segmentos em crescimento na Europa, o passo a passo etapas empreendedoras, documentação, entre tantos outros assuntos para auxiliar quem busca Portugal como uma nova oportunidade.

www.atlantichub.com


e-mail: coordenacao@itescs.com.br


(11) 4221-5011


Scroll to Top